Notícia

PICUÍ ESTÁ ENTRE OS MELHORES DESTINOS PARA OBSERVAR O ECLIPE SOLAR ANULAR DE 2023 NO BRASIL

por Asscom/PMPicuí Publicado em 29/08/2023 às 12:36

No Brasil, o próximo eclipse solar anular acontecerá  no dia 14 de outubro. Segundo o site G1, o último evento deste porte a acontecer no país, remonta de setembro de 2006 – no entanto, ele só foi avistado em áreas do extremo norte do Amapá.

 

O eclipse solar anular de 2023 no Brasil vai ser visível apenas em parte do território nacional, isso porque os estados do Nordeste e também do Norte, estão em localizações mais privilegiadas para ser possível acompanhar o fenômeno. Dessa forma, os únicos estados que irão poder observar o “anel de fogo” completo do eclipse serão o Amazonas, Pará, a região norte do Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e por fim, a Paraíba, o último estado onde a sombra da Lua irá percorrer. Na Paraíba, o eclipse começará a ser observado por volta das 16h43 para as cidades do Sertão; já para os observadores do litoral, a sombra começará a ser percebida às 15h31, e o “anel de fogo” será visto em sua totalidade às 16h46. Além de João Pessoa, 27 cidades paraibanas foram elencadas como sendo as melhores localidades para o fenômeno ser observado – e Picuí está entre os melhores destinos para a observação do eclipse solar anular de 2023 na Paraíba.

 


Em entrevista ao site G1, o físico Felipe Sérvulo ressaltou que um eclipse solar anular acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra e, posteriormente, a lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total. No entanto, o especialista explica que diferentemente desse outro tipo de fenômeno, o eclipse solar anular não cobre totalmente o sol, isso porque a lua vai estar localizada no ponto mais distante em relação ao planeta. Com isso, a Lua vai cobrir boa parte do disco solar, deixando visível apenas um anel de luz visível, a ‘borda do sol’, por assim dizer. “A palavra anular (do nome do eclipse) vem daí: annulus é a palavra em latim para se referir a dois círculos concêntricos, ou seja, um anel”, explica.

  

Fonte: www.g1.globo.com