Notícia

Campanha de Vacinação contra a Gripe segue em Andamento no Município de Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 26/04/2020 às 17:05

As Unidades Básicas de Saúde do Município de Picuí, desde o dia 23 de março de 2020, estão realizando a vacinação contra a gripe. O Ministério da Saúde lançou mês passado a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, tendo três etapas, em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Segundo o site oficial do Ministério da Saúde, o início desta campanha se deu em março, a fim de proteger antecipadamente a população, especialmente os grupos prioritários contra o vírus da gripe. Entretanto, a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, mas neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são semelhantes.

A Segunda etapa da campanha de vacinação que teve início no dia 16 de abril, segue em andamento, com a finalidade de vacinar doentes crônicos e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, e os povos indígenas. A terceira e última fase, que começa, inicialmente entre os dias 9 e 17 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com necessidades especiais. Logo após, esse primeiro momento da terceira fase da campanha, o público-alvo priorizado será composto por: adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

O "Dia D" da campanha acontecerá também no dia 9 de maio, no sábado, em que as equipes de saúde estarão dedicando o dia, com as Unidades Básicas devidamente abertas, oferecendo gratuitamente o imunizante para todo o público-alvo. A vacina não é ofertada para todos os grupos prioritários, de uma só vez, pois seriam muitas pessoas indo aos postos de saúde ao mesmo tempo, o que poderia ocasionar confusão e desabastecimento.