Atletas picuienses são medalhistas na 1ª Etapa Regional das Paralimpíadas Escolares 2023

Publicado em 22/08/2023 às 00:24

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) deu início às Paralimpíadas Escolares 2023, maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência, no dia  9 de agosto, com a Etapa Regional em Belém, no Pará, tendo acontecido a abertura de cerimônia na Usina da Paz, em Cabanagem. Foi a primeira vez que o projeto do CPB aconteceu na capital paraense, sendo que o evento estendeu-se até dia 12.

O estado da Paraíba foi representado pelos atletas paralímpicos picuienses Haynner Philipe Vasconcelos Porto e Yasmin Gabrielly Santos Martins, alunos da EMEF Ana Maria Gomes. Yasmin Martins conquistou três medalhas (ouro nas corridas de 75m e 250m e bronze no lançamento de dardo). Haynner Porto também conquistou três medalhas (ouro nos 75m, prata no arremesso de peso e bronze nos 250m). Com o resultado, ambos estão classificados para a Fase Nacional.

Em 2023, as Paralimpíadas Escolares vão receber cerca de 1.800 atletas, em idade escolar no total, oriundos de todas as 27 unidades federativas do país, sendo a maior quantidade da história da competição. Os inscritos de 2023 superam os 1.300 participantes da edição do ano passado, quando apenas o Piauí não teve representantes. O projeto terá o mesmo formato do ano passado. Serão três fases regionais em Belém, Brasília e São Paulo, entre os meses de agosto e setembro. Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional.

Em Belém, foram 492 atletas inscritos, sendo 336 de atletismo, 57 da bocha e 99 da natação, de 10 estados (Pará, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Amapá). As provas de atletismo aconteceram no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), da Marinha, enquanto as de natação foram realizadas na Universidade do Estado do Pará (UEPA); já as disputas de bocha ocorreram no ginásio da Usina da Paz, em Cabanagem.

Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação se classificam automaticamente para a Fase Nacional, em São Paulo, também no Centro de Treinamento Paralímpico, de 27 de novembro a 2 de dezembro. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga. As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47), bicampeão paralímpico e tri mundial; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata nos Jogos de Londres 2012, bronze no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020; a mesatenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016 e prata nos Jogos de Tóquio 2020, entre outros.

No ano passado, o Estado de São Paulo terminou como o campeão das Paralimpíadas Escolares. Foi o 10º título do estado desde 2006, ano em que o CPB organizou a primeira edição dos Paralímpicos do Futuro, evento que ocorreu até 2007 e antecedeu as Paralimpíadas Escolares, nome adotado a partir de 2009.