Assistência Social, Saúde e Educação: Fluxo de assistência e encaminhamento da pessoa com deficiência e debatido no município

por Janderye Macedo Publicado em 20/09/2023 às 18:43

A prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (19) uma palestra voltada para os profissionais da pasta abordando sobre o trabalho adequado de encaminhamento da pessoa com deficiência. O momento faz parte da VI Campanha Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência.

A Rede de Atenção a Saúde (ESF em geral) e Equipes dos órgãos da Secretaria de Assistência Social foram o público-alvo das palestras ministradas nos dias 19 e 20/09 no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Auditório Municipal, respectivamente.

Foi realizada a amostragem do fluxo dos pacientes atendidos pela rede municipal e as dificuldades enfrentadas em alguns casos que servem de experiência para os servidores das duas pastas administrativas. “Estamos em vias de habilitar o Centro Especializado em Reabilitação (CER) no município e almejando (ainda como projeto) o Centro de Autismo e enquanto esses serviços não chegam para o município, nós estamos capacitando as equipes ao implantar no município o fluxo com os profissionais que temos”, disse a Secretária de Saúde Janaína Almeida.

A IMPORTÂNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DESENVOLVIDAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

As políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência são de extrema importância para promover a igualdade de oportunidades, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Elas devem visar garantir os direitos fundamentais, a dignidade, a participação ativa na sociedade e a autonomia das pessoas com deficiência. Tudo isso é trabalhado durante campanhas específicas à exemplo da VI Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência, oficializada por meio da Lei 10.863/2020.

Ações como essa promovem a igualdade de oportunidades e acesso aos direitos, inclusão social, acesso a educação de qualidade e o município de Picuí é referência para a região, acessibilidade em equipamentos públicos, empregabilidade e acesso ao mercado de trabalho, apoio e incentivo à autonomia, representatividade da classe, promoção da conscientização e combate ao preconceito, conformidade com normativas internacionais.

As políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência são essenciais para garantir a igualdade de oportunidades, a inclusão social e o pleno exercício dos direitos e da cidadania por parte dessas pessoas. É fundamental que essas políticas sejam amplamente implementadas, monitoradas e atualizadas para atender às necessidades e evoluções da sociedade.