Notícia

Apresentações dos Beneficiários das Salas de Recursos emocionam a todos na confraternização natalina

por Kamylla Salusto Publicado em 16/12/2019 às 14:05

Na tarde da última sexta-feira, 13 de dezembro de 2019, foi realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Picuí a confraternização de encerramento das atividades das crianças e pré-adolescentes beneficiários das Salas de Recursos e do projeto "Crianças Especiais, Famílias Especiais", em que trabalha de forma humanizada o desenvolvimento das habilidades e da criatividade destes, com o objetivo de proporcionar a inclusão social.

A Psicóloga e responsável pelo projeto "Crianças Especiais, Famílias Especiais", Christiane, juntamente com a psicóloga Larissa Roque, considera que  tem como principal finalidade  de promover o apoio emocional, o empoderamento e o acompanhamento e orientações que são essenciais para as famílias das crianças que possuem algum tipo de deficiência e/ou necessidade especial e estudam na rede municipal de ensino.

O Atendimento Educacional Especializado é feito por nove professores, sob a coordenação de Geana Souza dos Santos Pontes, em seis salas de Recursos Multifuncionais, sendo cinco na zona urbana e uma na zona rural que auxilia, apoia e atende cerca de 87 crianças que apresentam transtornos globais do desenvolvimento, deficiências, transtornos de aprendizagem e crianças que mesmo sem o laudo médico encontram-se em estudo de caso.

O evento contou com as apresentações natalinas das crianças e também de seus pais que emocionou o público presente com uma mensagem reflexiva sobre o verdadeiro significado do Natal. Estiveram presentes na ocasião, a Secretária de Educação, Guia Lucena, a Coordenadora de Políticas Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Lucena, as psicólogas responsáveis pelo projeto, Larissa e Christiane, as professoras responsáveis e a coordenadora da Educação Inclusiva Geana Pontes.

Para Josefa de Fátima, mãe da Jéssica Milena, beneficiária pelas atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais, é uma honra poder ter em Picuí um projeto tão bacana que proporcione qualidade de vida e dignidade para a sua filha, visto que o corpo profissional é bastante comprometido e dedicado, com um olhar especial e humanizado, a fim, sobretudo, de instigar e promover o desenvolvimento das habilidades e capacidades dela.

Segundo Amsterdam, beneficiário do projeto "Crianças Especiais, Famílias Especiais" e vice campeão da paraolimpíada escolar, realizada em São Paulo, o projeto pode potencializar suas habilidades e lhe encorajar a desenvolvê-las e seguir os seus sonhos, como paratleta. Segundo sua avó, Áurea Maria, é de suma importância o acompanhamento e a assistência que as crianças especiais recebem pelo corpo profissional responsável, que é um grande feito e que ajuda significativamente não só a criança especial mas também as famílias que são orientadas e preparadas para dar maior assistência e assim promover um melhor convívio.

A confraternização marca o encerramento das atividades desenvolvidas durante o ano de 2019 com as crianças do projeto "Crianças Especiais, Famílias Especiais" que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Picuí e da Secretaria de Educação.