Adolescentes picuienses participam de Encontro dos NUCAs em Recife

Publicado em 01/09/2023 às 12:52

Em ofício enviado por Luiza Leitão (oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância), endereçado ao prefeito Olivânio Remígio, o NUCA-Picuí foi convidado para participar do Encontro de Adolescentes dos NUCAs com a Sra. Catherine Russell (Diretora Executiva Global do UNICEF), objetivando conhecer as atividades relacionadas ao programa do UNICEF no Brasil e acompanhar uma roda de conversa com adolescentes que participam das iniciativas. O convite foi prontamente atendido por Olivânio, que, em contato com Fabiana Agra (articuladora do Selo Unicef em Picuí) enviaram a comitiva picuiense, composta por Ramana Barros (articuladora do Nuca-Picuí) e pelos adolescentes Isabel Liberato e Luan Mateus.

O Encontro de Adolescentes dos NUCAs aconteceu na quinta, 31 de agosto, em Recife/PE e teve como culminância uma roda de conversa dos adolescentes com Catherine Russell e também com Youssouf Abdel-Jelil, (representante do UNICEF no Brasil) e Luiza de Sá Leitão (oficial de Desenvolvimento de participação cidadã de adolescentes e Jovens no UNICEF), além de representantes da Rede “Reimaginando” e do Conselho Jovem.

Segundo Isabel Liberato, adolescente do NUCA-Picuí, “foi uma conversa extremamente produtiva, onde contávamos um pouquinho de nossa história e explicávamos em que que os projetos do UNICEF nos ajudaram. Foi um espaço construtivo entre nós e a senhora Catherine. Também direcionamos perguntas a ela, uma das tais: Como a Sra. vê as mudanças climáticas e como achas que podemos ajudar significativamente? A mesma respondeu que vê de forma terrível, infelizmente as mudanças climáticas estão alastrando o mundo. É que uma forma de mudarmos é começar dentro de nossos territórios a fazer conscientizações. Enfim, Catherine nos ouviu bastante, viu nossas dificuldades enquanto adolescentes e o quanto os projetos são importantes”, pontuou Isabel.

Após a conversa com a Diretora Executiva Global do UNICEF, os adolescentes tiveram uma reunião com Ted Maly (Vice-Chefe de Gabinete do UNICEF), Paola Babos (Representante Adjunta para Programas), Sonia Yeo (Chefe de Comunicação e Parcerias do UNICEF), Luiza de Sá Leitão (Oficial de Desenvolvimento de participação cidadã de Adolescentes e Jovens do UNICEF), entre outros representantes do UNICEF e da Asserte. Para Isabel Liberato, “essa segunda conversa foi mais longa, e também muito construtiva. O senhor Ted Maly, em uma de suas falas, disse que nunca havia visitado um país como o Brasil, nem ao menos nunca havia vindo aqui. Ele diz que o Brasil é um país extremamente diverso em histórias, culturas e  sotaques. Nossas conversas foram muito gratificantes, foi muito bom poder explicar as autoridades do próprio UNICEF como funciona para nós, qual melhoria que queríamos e como é nossa realidade”, concluiu Liberato.

Ramana Barros (mobilizadora do NUCA-Picuí) contou da sua experiência durante o encontro: “participei de um momento de conversa  com Ted Maly,  Paola Babos e  Rafaela, representante do Asserte; foi um momento único, no sentido de dimensionar o que é o NUCA no território brasileiro, trazer o contexto da nossa região, a importância das ações e levar todo compromisso que o meu município tem enquanto Selo UNICEF e NUCA. Diálogos como esse, são enriquecedores. Levar a voz dos NUCAS enquanto mobilizadora é gratificante; poder atuar com adolescentes e fazer a diferença em nosso território tem sido imprescindível e acredito que essa é a mesma sensação em todo território nacional", finalizou Ramana.

Fabiana Agra (articuladora do Selo Unicef em Picuí), avalia a participação de Picuí no encontro: “mais uma vez, a gestão municipal demonstra o seu comprometimento em proporcionar momentos de vivências para os adolescentes picuienses integrantes do NUCA. O prefeito Olivânio sempre faz questão de viabilizar todos os espaços que são abertos para a fala da comunidade e é gratificante a postura do mesmo que, infelizmente, ainda é minoria entre os gestores brasileiros. Portanto, não fizemos nada demais e, ao mesmo tempo, fizemos: Picuí continua a fazer o dever de casa como deve ser no trato da coisa pública", finalizou a articuladora do Selo UNICEF-Picuí.