NOVEMBRO AZUL: Mês de Conscientização da Saúde do Homem

Do(a) Ascom Prefeitura Municipal de picuí / Ascom Ministério da Saúde por Kamylla Salusto | Publicado em 19/11/2020 às 11:54

NOVEMBRO AZUL: Mês de Conscientização da Saúde do Homem

Durante o mês de novembro, estará sendo realizada no município de Picuí a Campanha Novembro Azul - pela conscientização acerca da saúde do homem. Trata-se de uma parceria intersetorial entre as secretarias de Saúde e de Assistência Social que vem promovendo momentos de aprofundamento do conhecimento acerca do câncer de próstata, suas causas, tratamentos e, especialmente, prevenção. 

Segundo o Ministério da Saúde pontua, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem teve por finalidade promover ações de saúde que pudessem contribuir para a respectiva compreensão da realidade masculina singular, nos seus contextos diversos, sejam eles socioculturais ou político-econômicos. Visto isso, se pretende tornar os homens protagonistas das demandas que consolidem os seus direitos, enquanto cidadãos.

O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. 

Sabe-se que, diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019. É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente  em homens mais velhos - cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

Tendo em vista isso, o município de Picuí tem adotado esta campanha, que está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde, bem como no CRAS, CREAS e Secretaria de Assistência Social, a fim de conscientizar, prevenir e dispor do tratamento necessário para os homens picuienses, de modo que estes tenham acesso de qualidade e com maior facilidade aos serviços e ações da Saúde.

Tempo
Picuí - PB
Mín 23ºC
28º
Máx 34ºC
Variação de nebulosidade

Mais Lidas