Em parceria com o UNICEF, a X Semana do Bebê de Picuí teve início nesta segunda-feira (04/10)

Do(a) Ascom Prefeitura Municipal de Picuí por Fabiana Agra | Publicado em 05/10/2021 às 07:34

Em parceria com o UNICEF, a X Semana do Bebê de Picuí teve início nesta segunda-feira (04/10)
Com atividades intersetoriais e em formato híbrido, a programação vai até a próxima sexta-feira (08/10)

 

A Prefeitura de Picuíem parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), deu início nesta segunda, 04 de outubro, à X Semana do Bebê no município. Até a próxima sexta (08), inúmeras atividades serão realizadas, envolvendo as secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura e Desporto, destacando a importância em garantir o desenvolvimento pleno na primeira infância. 

 

décima edição da Semana do Bebê em Picuí teve início às 7 horas da manhã, com a abertura oficial no Programa Café com Prefeito, transmitido pela SisalFM e redes sociais da Prefeitura de Picuí, que contou com a presença de Keiles Lucena (secretária de Assistência Social), Guia Lucena (secretária de Educação, Cultura e Desporto) e Janaína Almeida (secretária de Saúde).

 

Durante o programao prefeito Olivânio Remígio destacou: “Hoje, estamos dando início a mais uma Semana do Bebê, importante ação intersetorial e uma das metas do Selo Unicef e da nossa gestão, para trabalhar a Primeira Infância através dos direitos tanto das crianças quanto das mães das crianças que estão nesta faixa etária. Este é um dever não só do Estado, mas de toda a sociedade – garantir que a criança tenha prioridade absoluta. Portanto, a nossa pauta nesta campanha é que a criança é sujeito de direito, sobretudo priorizando a primeira infância nas políticas sociais”, pontuou Olivânio.

 

Keiles Lucena, secretária de Assistência Social, ressaltou o pioneirismo das atividades da “Semana Municipal do Brincar”, que fazem parte desta edição do Selo Unicef: “Em sua décima edição, a Semana do Bebê de Picuí está realizando, de forma pioneira, a Semana Municipal do Brincar, para demonstrar o direito que a criança tem de brincar, tendo em vista que observamos que as crianças submetidas ao trabalho infantil e aquelas que são submetidas à violência domésticas perdem, em primeiro lugar, o direito de brincar. Durante esta semana fomentaremos, além do direito ao brincar, o direito ao aleitamento materno, o direito à educação de qualidade – direitos essenciais que, de forma intersetorial, são resguardados pela campanhaA Semana do Bebê é uma campanha da gestão municipal e realizar esta ação significa, sobretudo, a valorização do orçamento para crianças e adolescentes dentro do orçamento das políticas sociais”, destacou Keiles.

 

Para Guia Lucena, secretária de Educação, Cultura e Desporto, “este é um momento muito importante para a gestão e, principalmente, para quem faz a Secretaria de Educação, porque falar da primeira infância é falar do retorno às aulas, que está acontecendo nesta segunda-feira. Digo isso porque as criançaforam muito penalizadas dentro do contexto da pandemia, por serem privadas do direito de brincar, do direito de interagirem e compartilharem experiências com outras crianças. Assim, o retorno às aulas presenciais é a temática educacional durante esta edição da Semana do Bebê, onde trabalhamos a volta às aulas na educação infantil, os desafios e possibilidades em meio à pandemia. Esse será um retorno feito de forma muito responsável, seguindo rigorosamente as recomendações sanitárias preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e adotadas integralmente pelo Governo da Participação, que disponibilizou toda a logística da gestão, através de novos equipamentos e estruturação das escolas para receberem os nossos alunos. Portanto, será uma semana impar para as nossas crianças, que passaram tanto tempo sem o direito de ter o contato com outras crianças, é a volta da interação, ainda que de forma diferente, existente na escola, com tantos ganhos e tanta aprendizagem. E para garantir essa volta às aulas de forma responsável, vacinamos antecipadamente todos os trabalhadores da educação, que inclusive foram testados em relação à COVID-19; também iremos testar todas as crianças em uma ação intersetorial com a Secretaria de Saúde”, disse Guia.

 

Janaína Almeida, secretária de Saúde, lembrou que a pasta sempre realiza atividades com o público-alvo da Semana do Bebê: “nós temos um trabalho muito intenso desde o ventre da mãe, do cuidado com o bebê através do pré-natal, a puericultura para crianças até os dois anos, um vasto calendário vacinal, além de outras atividades. É importante que a Primeira Infância seja acompanhada pelas equipes da Saúde, ação que ficou prejudicada com o início da pandemia, uma vez que tivemos o distanciamento das mães e das crianças em relação ao atendimento médico e de enfermagem, além de toda a assistência dada à atenção básica, através de fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, pediatras. É todo um cuidado que nós temos com essas crianças, e durante esta semana, serão desenvolvidas atividades nas unidades de saúde voltadas para este público, através de palestras e também com a participação virtual de alguns profissionais, que orientarão as mães quanto aos cuidados na Primeira Infância”, finalizou Janaína.

 

O prefeito Olivânio Remígio ainda destacou a preocupação da gestão em relação aos direitos violados na Primeira Infância: “durante a pandemia, ficaram visíveis os abusos cometidos contra as crianças, também devido à ausência da permanência da criança na escola; portanto, a falta da escola é uma negação de direitos a essas crianças. A pandemia trouxe o agravamento da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes e a Semana do Bebê tem a importante tarefa de articular essas secretarias para traçar ações estratégicas com vistas a melhorar a vida e garantir direitos às nossas crianças.

 

Após a abertura da X Semana do Bebê, o prefeito Olivânio Remígio e as secretárias de Educação, Cultura e Desporto e de Assistência Social foram visitar algumas escolas municipais, que estavam acolhendo os alunos no primeiro dia da volta às aulas presenciais no município. Em seguida, visitaram a sede do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, um dos locais onde estão sendo desenvolvidas as atividades da “Semana Municipal do Brincar”.

 

 

A SEMANA DO BEBÊ

 

A Semana do Bebê tem o objetivo de reforçar a importância de ações, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai do nascimento até 6 anos de idade. Estratégia de mobilização social do UNICEF, a Semana do Bebê conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado e fortalece as iniciativas realizadas no município, referentes à promoção da temática e à assistência a crianças na primeira infância. 

Em Picuí, a ação é instituída em lei municipal, visando resgatar a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e sociais, como estimuladores do desenvolvimento infantil. O evento dedica-se adesenvolver uma semana especial de atividades para chamar a atenção sobre a primeira infância no âmbito da educação, da saúde, da assistência social, dos direitos humanos, entre outros. 

 

 

Fonte: Articulação do Selo Unicef em Picuí / SiteUnicef Brasil

Imagens
  • 3d007571-07d8-474e-9c92-1156dd630260.jpeg
  • 16aad82d-103c-45e5-bb42-76d68cf82744.jpeg
  • 31508241-0d8b-4f7b-879a-eb57201df1ea.jpeg
  • 88143b65-1da7-4e12-9227-e831de63e26a.jpeg
  • a67a078f-cdc6-49aa-b0b1-5f0b7a7e9ce2.jpeg
  • d851c778-67fe-4a10-90a6-b82cfd6bf00e.jpeg
  • a69a00d4-2f57-4ded-8c18-b9bff084c859.jpeg
Tempo
Picuí - PB
Mín 22ºC
27º
Máx 32ºC
Predomínio de sol

Mais Lidas