Prefeitura de Picuí e CMDCA realizaram debate com candidatos ao conselho tutelar

Do(a) Secretaria de Assistência Social por Francisco Araújo | Publicado em 04/10/2019 às 11:42

A comissão responsável pelo processo para escolha dos conselheiros tutelares no município de Picuí, realizou nesta quinta-feira (3), um debate entre os candidatos ao pleito de 2019. O evento foi mediado pela jornalista e advogada Fabiana Agra, onde os candidatos responderam perguntas previamente elaboradas pela comissão sobre temas inerentes a defesa das crianças e adolescentes.

Dos sete candidatos, que concorrem as cinco vagas no Conselho Tutelar do município, apenas seis compareceram ao debate: Júnior de Deta, Joquinha Dantas, Emerson de Enilson, Aldenor Oliveira, ‘Pretinha’ e Emanuele de Pequeno. A candidata ‘Patinha’ devido problemas de saúde não compareceu, segundo a comissão organizadora.

A eleição acontece neste domingo dia 06, em todo país das 8h as 17h. Em Picuí os locais de votação estarão funcionando nas EMEFs Ana Maria Gomes e Macário Zulmiro, esta última no distrito de Santa Luzia. Para votar é necessário a apresentação do título de eleitor e um documento oficial com foto.

O Conselho Tutelar é essencial ao Sistema de Garantia de Direitos. É o órgão encarregado por lei, escolhido pela sociedade, para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes. Através dos Conselhos Tutelares, os pais reivindicam serviços públicos não atendidos nas áreas de saúde, educação e segurança. É o Conselho Tutelar quem aplica medidas protetivas a crianças e adolescentes.

O público compareceu ao auditório municipal Djaílma de Lima Vasconcelos e acompanhou o desempenho de cada candidato ao responderem as perguntas sorteadas para cada um deles.

No último dia 23 de setembro, foi aprovado na Câmara Municipal de Picuí, o Projeto de Lei 17/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal que concede aumento salarial aos conselheiros tutelares do município de Picuí. Com o reajuste, os referidos servidores passarão a receber R$ 1.497,00 mensais a partir de 1º de janeiro de 2020.

Prestigiaram o evento o prefeito Olivânio Remígio (PT), a presidente do CMDCA Francinete Cunha, a Secretária de Assistência Social Keiles Lucena, procurador jurídico do município Joagny Augusto, jovens do NUCA, entre outros servidores do município.

• 4.jpeg
  • 3.jpeg