Desfile Cívico Escolar 2019 – 1ª Parte

Publicado em 08/09/2019 às 10:20

Desfile Cívico Escolar 2019 – 1ª Parte

Em 2019, a Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, realizou o Desfile Cívico Escolar em Comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil. Neste ano, o desfile cívico municipal apresentou o tema “Brava Gente Brasileira”, que faz referência às lutas sociais que o povo brasileiro vem enfrentando ao longo da história da construção do Brasil, no que se refere aos indígenas, às mulheres, aos negros, ao homem do campo, enfim, a toda essa gente brasileira que construiu a história de nosso país.

O Desfile Cívico 2019 foi aberto pela equipe de batedores e alunas da EMEF Ana Maria Gomes conduzindo o estandarte com o tema geral do desfile. Após, o pelotão da guarda conduzindo os pavilhões nacional, estadual e municipal, o senhor José Luiz da Silva, seguido pelo prefeito Olivânio Remígio e pela secretária de Educação Guia Lucena, que saudaram as milhares de pessoas que prestigiavam o desfile.

Em seguida, a centenária  Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo abriu o desfile cívico, que trouxe o Centro de Educação Infantil Marta Maria de Medeiros Casado, que apresentou o tema “ O grito do Ipiranga”. A Creche Municipal Profª Marivalda Cassimiro dos Santos apresentou o tema “Riqueza Musical”, homenageando Luiz Gonzaga, Toquinho e Jackson do Pandeiro, três grandes compositores brasileiros. Já a EMEF Maria do Socorro Farias de Macedo apresentou o tema “Escritores e Poetas”. A Educação Inclusiva apresentou o tema “Brasil: país de lutas e conquistas”.

A EMEF Professora Josefa Suelene Araújo dos Santos apresentou o tema “Pela Valorização da vida”; já a EMEF Pedro Henriques da Costa levou para o desfile a cultura popular nordestina, através do tema “Literatura de Cordel”. A EMEF Felipe Tiago Gomes apresentou o tema “Um povo de várias histórias: índios, negros, tropeiros e garimpeiros”, enquanto a EMEF João Belo Alves apresentou os “Nomes que fizeram história na educação do Nordeste”, e a EMEF Governador Flávio Ribeiro levou para o desfile cívico de 2019 o tema “Cultura Popular Nordestina”.

(Continua...)

• 33.jpeg