Crianças e adolescentes do NACAD e SCFV visitam o Projeto Fábrica de Solos, seguindo a programação da 1ª SEMMEA

Publicado em 06/06/2019 às 14:33

Seguindo a programação da 1ª SEMMEA – Semana Municipal do Meio Ambiente, na manhã desta quinta, 06 de junho, crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Projeto Sementes do Seridó, ambos vinculados ao Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente da Secretaria Municipal de Picuí, fizeram uma visita às instalações do Projeto “Fábrica de Solos”, localizado no IFPB-Campus Picuí – uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Picuí, em parceria com o IFPB.

Crianças e adolescentes foram recepcionados pelo coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), professor Montesquieu Vieira, que, acompanhado de alunos responsáveis pelo manejo do material do Projeto “Fábrica de Solos”, fizeram uma demonstração de como o lixo verde é transformado em composto orgânico.

O projeto recebe e tritura os resíduos coletados pelo serviço municipal, produzindo aproximadamente 10 toneladas de composto orgânico por mês, proporcionando uma destinação sustentável aos crescentes resíduos sólidos orgânicos descartados pela comunidade. A Fábrica de Solos encaminha gratuitamente o composto orgânico aos agricultores familiares do município para ser utilizado na lavoura e na recuperação de solos degradados melhorando a plantação agrícola e áreas de jardinagens da cidade. Ao mesmo tempo em que gera solos férteis, a prática contribui para diminuir os impactos da deposição dos resíduos orgânicos no aterro municipal.

Dieska Vasconcelos, coordenadora do Nacad (Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente) de Picuí, disse que: “Trabalhar temas como o do meio ambiente é de extrema importância para nossos usuários, tanto para agregar conhecimentos, como para  sensibiliza-los no tocante a preservação do meio ambiente. A visita ao IFPB foi muito importante para nossas crianças e adolescentes e complementou o que eles já haviam visto no SCFV”.

Sobre a visita supervisionada das crianças e adolescentes dos programas sociais da Secretaria de Assistência Social ao Projeto Fábrica de Solos, o professor Montesquieu Vieira, coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia, ressaltou que: “neste sentido, o projeto Fábrica de Solos é importante porque ele educa, mostrando às crianças e adolescentes uma das formas de recuperar e preservar o meio ambiente, e também o sentido de reaproveitar. Além disso, é importante mostrar para elas que cidadania é participação, é transformação, e elas também estão se transformando. E neste processo de transformação, é preciso que nós também modifiquemos, para melhor, o ambiente em que vivemos, para que possamos sobreviver e viver de forma ambientalmente saudável e de maneira sustentável, em comunhão com o ambiente ao redor”, complementou Vieira.

• 1.jpg
  • 3.jpg
  • 5.jpg
  • 2.jpg