Notícias » Prova oral do programa Mais Alfabetização é aplicada em Picuí

Em 08/11/2018 às 16h09, Postado por: Janderye Macedo / Fonte: UNDIME

A fluência e a precisão na capacidade de leitura de alunos da educação básica brasileira estão sendo avaliadas pela primeira vez a partir do Programa Mais Alfabetização (PMAlfa). Implementado de maneira piloto e voluntária, o teste espera criar um retrato do aprendizado alcançado por 54 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental em todo, a fim de produzir informações sobre a dimensão do aprendizado do idioma materno. 

O município de Picuí foi sorteado na região. E as escolas municipais Felipe Tiago Gomes e Governador Flávio Ribeiro estão inseridas no processo de avaliação oral dos alunos. A avaliação acontece de forma individual, em caráter amostral, e realizada por meio de aplicativo próprio utilizado pelo supervisor escolar e sem necessidade de acesso à internet. 

A partir da ampliação dos modelos das avaliações atuais, o Mais Alfabetização ainda pretende criar um instrumento pedagógico de diagnóstico para as escolas do país, capaz de auxiliar no desenho de ações pedagógicas para melhoria do ensino, ajudando escolas a desenvolverem uma rotina de monitoramento de aprendizagem da fluência do idioma. 

O PMAlfa é uma estratégia do Ministério da Educação que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, cumprindo critérios estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Vídeo:

Compartilhe:

Vídeos

Escola Municipal Maria do Socorro simula educação no trânsito
Prefeitura de Picuí - PB

Prefeitura de Picuí - PB

Rua Antônio Firmino, nº 348, Monte Santo, Picuí / PB

CEP: 58187-000 - Telefone: (83) 3371-2126 / (83) 3371-2380