Notícias » VII SEMANA DO BEBÊ: Secretaria de Saúde realiza Shantala para as gestantes

Em 11/10/2018 às 09h59, Postado por: AssCom / Fonte: SS

Dando prosseguimento às atividades da VII SEMANA DO BEBÊ, a Secretaria de Saúde realiza palestras sobre a técnica "Shantala" na Estratégia Saúde da Família "Genário Xavier", no Bairro Pedro Salustino. Já a equipe do SAMU dá continuidade com as palestras sobre "Prevenção de Acidentes Domésticos", com alunos das escolas municipais.

O que é a Shantala
Milenar, a shantala é uma massagem de origem indiana, trazida ao ocidente pelo médico francês Frédérick Leboyer, que a descobriu quando, em viagem à Índia, viu a cena de uma mulher, cujo nome era Shantala, numa calçada massageando seu bebê. Ele acompanhou, fotografou e depois criou seu livro. Na massagem shantala, o bebê é estimulado por toques e massagens que ampliam a sua relação com os pais, trazem relaxamento, aumento da percepção corporal, equilíbrio e tranquilidade”.

A técnica tem como função alongar o corpinho da criança e, por isso, pode ser realizada no peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, rosto e costas. Os benefícios são tantos físicos quanto psíquicos. No primeiro caso, a shantala relaxa, diminui a produção do hormônio do estresse (cortisol), ajuda no funcionamento do intestino, melhora a qualidade do sono, contribui com a respiração e melhora o alongamento. Do ponto de vista psíquico, a shantala aumenta o vínculo do cuidador com o bebê, proporciona consciência corporal, transmite segurança nas relações afetivas e estimula o desenvolvimento psicomotor.

Fonte: www.arevistadamulher.com.br

Quadrilha dos idosos se apresenta no segundo semestre de 2017