Notícias » Programação da Campanha Municipal de Combate à Exploração do Trabalho Infantil

Em 08/06/2018 às 04h48, Postado por: Ascom / Fonte: SMAS

Acontece na próxima segunda-feira, 11 de junho, durante o Programa Café com o Prefeito, a abertura da "Campanha Municipal de Combate à Exploração do Trabalho Infantil", com a participação das secretárias Keiles Lucena (Assistência Social) e Guia Lucena (Educação, Cultura e Desporto).

No dia 12 de junho, haverá a "Audiência Pública sobre Erradicação do Trabalho Infantil", com o Promotor de Justiça Alcides Leite de Amorim. O evento acontecerá no Auditório Municipal “Djailma de Lima Vasconcelos”, a partir das 18h30, e envolverá toda a rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente, quais sejam: CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, Núcleo de Cidadania d@as Adolescentes de Picuí, além da parceria imprescindível com a Secretaria de Educação.

A Campanha prossegue na quarta,13, até 21 de Junho, com atividades nas Escolas Municipais. De 19 a 21 de Junho acontecerão atividades de fomento no Combate ao Trabalho Infantil junto aos usuários dos serviços socioassistenciais.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi criado por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002,  e é celebrado anualmente em 12 de junho. O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes órgãos das esferas governativas sobre a realidade do trabalho infantil, uma realidade observada em diversas regiões do Brasil e do mundo.

A data relembra que os direitos da criança relativos à saúde, educação e lazer, estão sendo negligenciados em muitos países, devido justamente à incidência do trabalho infantil. A principal arma contra essa prática é sensibilizar a população contra a exploração das crianças e adolescentes.

Dados acerca do Trabalho Infantil no Brasil e no mundo
De acordo com dados da UNICEF, estima-se que aproximadamente 168 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil em todo o mundo. No Brasil, calcula-se que três milhões de crianças trabalhem nas mais diversas atividades como venda de produtos em semáforos, serviços domésticos e no campo. Dados do IBGE de 2015 revelam que 80 mil crianças de 5 a 9 anos trabalhavam no país, um dado alarmante.

Escola Municipal Maria do Socorro simula educação no trânsito
Prefeitura de Picuí - PB