Notícias » Semana do Meio Ambiente acontece de 05 a 07 de Junho em Picuí

Em 15/05/2018 às 06h02, Postado por: Ascom / Fonte: Nea/IFPB e Secretaria de Agricultura


O Núcleo de Estudos em Agroecologia - Nea do IFPB - Campus Picuí, promove de 05 a 07 de junho, a "Semana do Meio Ambiente e de Combate aos Agrotóxicos", momento de aprendizado e de reflexão, principalmente no tocante à audiência pública coordenada pelo Ministério Público da Paraíba, na pessoa do Promotor de Justiça Dr. Alcides Leite de Amorim. Frederico Pereira, Coordenador do NEA, fala sobre o evento: "Será um momento importante para que os gestores de nossa região pensem e partam para a tomada de decisões com ações práticas e sustentáveis, no sentido de tentar resolver problemas reais pelos quais nenhum município está isento. O Nea já atua  em parceria com a Prefeitura Municipal de Picuí no tocante à destinação de parte dos resíduos orgânicos, mas entende que é necessário ampliar essas ações".

Professor Frederico Campos, coordenador do Nea

A Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Agricultura, é parceira na realização da "Semana do Meio Ambiente e de Combate aos Agrotóxicos". Ranieri Ferreira, Secretário de Agricultura, comentou sobre o evento: "A Semana do Meio Ambiente será muito provocadora porque ela mexe com a saúde pública primeiro em relação ao uso dos agrotóxicos – que é um dos grandes malefícios para a humanidade, pois para aumentar a produção de alimentos mais e mais agrotóxicos são utilizados. Salientando-se que o Brasil ocupa o primeiro lugar no uso de agrotóxico e a nossa região não é diferente, aqui em Picuí é grande o uso de agrotóxicos principalmente no cultivo do maracujá e na criação de animais, para o combate de  certos parasitas. Em segundo lugar, temos a realização da audiência pública sobre os resíduos sólidos, que está sendo organizada pelo Ministério Público estadual, momento em que o município de Picuí será provocado para encaminhar um projeto piloto, enquanto os demais municípios serão convidados a fazer o mesmo".  


Ranieri Ferreira fala das experiências que estão sendo desenvolvidas neste setor pela atual gestão: "Picuí produz cerca de 40 toneladas por dia de resíduos sólidos, é preciso se construir uma consciência cidadã sobre o manejo dos resíduos sólidos que se produz nas residências e comércio. Mas Picuí também é um município que do ponto de vista do poder público tem o que apresentar, nós temos  o Programa Cidade Limpa, que dispõe de dois caminhões compactadores novos que dão mais eficiência à coleta dos resíduos e temos também um espaço de deposição dos resíduos sólidos que é considerado pela SUDEMA como um dos melhores da região, é um espaço considerado “aterro controlado”, não é um lixão. Além disso, Picuí faz o manejo adequado dos resíduos verdes, nós temos o Programa “Campo Sustentável”, que dispõe de uma fábrica de solos em parceria com o IFPB e CEOP, que coleta todos os resíduos verdes da cidade e o que antes era lixo se transforma em adubo". Finalmente, o secretário de Agricultura pontuou que "A Semana do Meio Ambiente e a audiência pública sobre resíduos sólidos serão espaços para se mostrar experiências exitosas e serão momentos para se abrir uma discussão para um encaminhamento para se manejar de forma correta os resíduos sólidos a partir da coleta seletiva".


SEMANA DO MEIO AMBIENTE E DE COMBATE AOS AGROTÓXICOS

PROGRAMAÇÃO

DATA: 05 de Junho (Terça-feira) 
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Resíduos sólidos – questões de saúde pública e de impacto ambiental 
HORÁRIO: 15 horas 
LOCAL: Auditório Municipal “Djailma de Lima Vasconcelos” 
Participação do Promotor de Justiça Dr. Alcides Leite de Amorim, representantes do IFPB e prefeitos dos municípios da região.

DATA: 06 de Junho (Quarta-feira) 
PALESTRA: O uso de agrotóxicos e sua ameaça aos pequenos produtores e ao meio ambiente 
HORÁRIO: 8:30 horas 
LOCAL: Miniauditório do IFPB 
Palestrantes: MSc.Shirleide Alves Santos (UEPB – Lagoa Seca) e Professor Frederico Campos (IFPB – Picuí).

DATA: 07 de Junho (Quinta-feira) 
Curso sobre a Cultura do Umbuzeiro e prática de enxertias em Spandias
HORÁRIO: 8:30 horas (parte teórica) / 14 horas (parte prática)
LOCAL: Miniauditório do IFPB 
Ministrantes: Ewerton Bronzeado (Engº Agrônomo e Especialista -  EMATER Campina Grande) e MSc. João Paulo (EMATER Cuité) 
Parte prática: Sr. Severino (agricultor experimentador de Lagoa Seca/PB)
- Haverá distribuição de mudas enxertadas para os participantes.

Compartilhe:

Vídeos

NUCA PRODUZ PEÇA TEATRAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DEMOCRÁTICA
Prefeitura de Picuí - PB

Prefeitura de Picuí - PB

Rua Antônio Firmino, nº 348, Monte Santo, Picuí / PB

CEP: 58187-000 - Telefone: (83) 3371-2126 / (83) 3371-2380