Notícias » Semana de combate ao abuso e exploração sexual: audiência pública aconteceu no auditório municipal

Em 19/05/2017 às 11h09, Postado por: Janderye Macedo / Fonte: Redação

Na ultima quarta-feira (17) aconteceu, no auditório municipal, uma audiência pública para toda população interessada, abordando judicialmente sobre o tema. O evento contou com a presença do promotor de justiça da comarca de Picuí, Leonardo Quintans, que tem o ministério público como um grande parceiro da causa e dos órgãos competentes para ajudar tanto na conscientização quanto no combate, além das presenças de representantes da rede de proteção como conselho tutelar, Centro de Referencia Especialidade em Assistência Social (CREAS), polícia militar, representantes do legislativo municipal e organizações não governamentais. 

Para diferenciar, o abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Para a Secretária de Assistência Social,Keiles Lucena, o evento foi um sucesso devido a grande quantidade de pessoas que estiveram presentes ‘sendo elas  as multiplicadoras da campanha e fortalecimento do trabalho de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes’. O promotor de justiça, Leonardo Quintans, avaliou o evento como uma forma plausível de fortalecer a rede de proteção que reúne vários órgãos e o ministério público está junto ao município na causa.   

A programação da semana ainda contou com a caminhada pelas ruas do centro de Picuí para incentivar a população a denunciar casos de que tenham conhecimento e mostrar também que as crianças, jovens e adolescentes que estejam passando por esse tipo de abuso, possam contar com a rede de proteção a crianças e adolescentes vítimas desse crime.

Compartilhe:

Vídeos

Hino do Município de Picuí
Prefeitura de Picuí - PB

Prefeitura de Picuí - PB

Rua Antônio Firmino, nº 348, Monte Santo, Picuí / PB

CEP: 58187-000 - Telefone: (83) 3371-2126 / (83) 3371-2380